blog image

Blog

29/09/2020 . Dicas

Pré- podadora: Rentabilizar ao máximo a poda

As operações de manutenção começam no Inverno com a poda, que representa cerca de 50% da mão-de-obra necessária numa vinha. Um dos métodos utilizados para simplificar este processo e reduzir os custos associados, consiste em passar primeiramente a pré-podadora. 

A pré-poda consiste numa poda mecânica, com corte uniforme acima dos talões, que é realizada aproximadamente 30 dias antes da poda. Esta operação prepara a vinha para a realização do posterior processo manual, reduzindo os custos e o tempo associados ao trabalho, sem comprometer a qualidade da uva. Defendemos que as videiras podadas mecanicamente são até mais produtivas e eficientes, visto que investem menos energia na formação das varas, canalizando toda a energia para a formação dos frutos. 

A pré-podadora de discos STAGRIC é uma verdadeira aliada: adequada para todas as vinhas, a cabeça de corte está equipada de série com discos de corte em aço Hardox® e, em cada coluna, conta com uma roda de afastamento (opcional) que possibilita a abertura de forma automática dos discos à passagem pelos postes de suporte dos arames. Cada bloco movimenta-se de forma autónoma através de um motor hidráulico, girando sempre para o sentido inverso do outro. Estes blocos podem incorporar entre cinco a nove pares de discos de corte. 

O comando da cabeça de corte é feito através de um painel de controlo que permite ligar e desligar a rotação dos discos, e ainda fazer a sua limpeza através da inversão da rotação e abertura simultânea dos blocos.

Acoplada na frente do trator, prima pela robustez e flexibilidade da sua estrutura, que pode assumir duas configurações diferentes: móvel ou fixa. Na versão móvel, o equipamento possui a opção de rotação do chassis a 90o, posicionando-o lateralmente ao tractor, para que o operador controle mais eficazmente a operação. Ainda assim, a versão fixa oferece a visibilidade necessária ao operador, proporcionando-lhe conforto, praticidade e segurança. 

Para evitar e reduzir qualquer situação de perigo detectada durante o trabalho, o operador tem à sua disposição um dispositivo de paragem de emergência que pode e deve acionar em situação de risco para prevenir prejuízos.

Por tudo isto – e muito mais em tecnologia – a pré-podadora de discos STAGRIC proporciona um trabalho rápido e eficiente, oferecendo uma melhoria significativa na produtividade e na competitividade do seu negócio.

Gostava de saber mais? Contacte a nossa equipa comercial e saiba tudo o que a STAGRIC pode fazer para que a sua vinha produza mais e melhor.  

burger menu