Designação do projeto | Contribuição da STAGRIC para a Descarbonização da Indústria.
N.º do Projeto | 422
Data de aprovação | 26-07-2023
Entidade beneficiária | STAGRIC, LDA.
Data de Início | 01-10-2022
Data de conclusão | 30-09-2023
Despesa elegível | 160.352,00€
Incentivo | 104.428,80€
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto consiste na atualização/aquisição de equipamentos para o processo de produção de forma a ter um maior impacto nos aspetos ambientais relacionados ao uso de energia, não apenas para integrar e usar energia de combustível não fóssil, mas também para usá-la de forma mais eficiente (dado o estado da arte atual). O uso mais eficiente da energia nos equipamentos será alcançado através da alteração/aquisição dos seguintes equipamentos: Substituição da iluminação para Lâmpadas Led; Aquisição de Painéis Fotovoltaicos; Aquisição de um empilhador elétrico, aquisição de uma máquina de corte a laser (mais eficiente e mais amiga do ambiente); Aquisição de uma Quinadeira Elétrica com mais eficiência energética.
Designação do Projeto: ADAPTAÇÃO À NOVA NORMALIDADE PÓS-COVID19
Código do Projeto: CENTRO-2-08-B9-FEDER-061975
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME
Entidade Beneficiária: Stagric, Lda.
Data de Aprovação: 2020-07-02
Data de Início: 2020-07-10
Data de Conclusão: 2020-10-16
Custo Total Elegível: 6.400 €
Apoio Financeiro da União Europeia: 3.200 €
Apoio Financeiro Público Nacional / Regional: Não se aplica
No sentido de assegurar aos seus trabalhadores, clientes, fornecedores, transportadores ou qualquer outro visitante condições de segurança de forma continuada e permanente, tendo em conta os princípios gerais de prevenção de acordo com as recomendações do Serviço Nacional de Saúde, a STAGRIC, LDA implementou normas que irão orientar o longo, árduo e demorado caminho de saída da situação provocada pela pandemia do COVID-19.
Assim sendo, procedeu-se à instalação de
• Uma porta de acesso ao interior das instalações exclusiva para os colaboradores de forma a evitar cruzamento com pessoas externas;
• Um Sistema de Videoporteiro que controla os portões de acesso à empresa. Só após identificação da pessoa e motivo de acesso é facultada a entrada mediante justificação;
• Barreiras de proteção em acrílico no Balcão de Atendimento ao público;
• Dispensadores automáticos para solução antisséptica de base alcoólica;
• Painéis informativos com as orientações do Serviço Nacional de Saúde, adaptados ao nosso setor;
• Sinalização vertical e horizontal, para facilitar o cumprimento das normas estabelecidas.
Designação do Projeto: INTERNACIONALIZAÇÃO DA MARCA "STAGRIC"
Código do Projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-001255
Objetivo Principal: Apostar na Internacionalização e reforçar a posição em Mercados Externos
Região de Intervenção: Europa, América do Sul e África
Entidade Beneficiária: Stagric, Lda.
Data de Aprovação: 2015-09-07
Data de Início: 2015-09-09
Data de Conclusão: 2018-03-09
Custo Total Elegível: 251.400,00 €
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER – 113.130,00 €
Apoio Financeiro Público Nacional / Regional: Não se aplica
Objetivos Estratégicos:
• Explorar diariamente novas ideias e soluções, suportadas por processos tecnologicamente avançados que contribuam para o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado, reduzindo o tempo de fabricação das máquinas em 20% e reduzir o consumo de energia em 20%, através de equipamentos mais rápidos e eficientes;
• Aumentar a sua capacidade de produção através de novos processos de fabrico mais rápidos e eficientes, mantendo a qualidade dos seus produtos;
• Criação Liquída de 6 Postos de Trabalho entre 2013 e 2018, dos quais 2 serão Postos Altamente Qualificados (Nível 6);
• Reforçar o Volume de Negócios Internacional nos 66,00% do Volume de Negócios Total (2018), participando em Feiras Internacionais e Viagens de Prospecção, promovendo Internacionalmente a sua marca própria (STAGRIC);
• Realizar de diversas ações de prospeção em 8 mercados diferentes (Espanha, França, Itália, África do Sul, Chile, Perú, Colômbia e Brazil);
• Participar em Feiras/Exposições em mercados externos. As feiras que a STAGRIC pretende participar são: FIMA (Espanha - Zaragoza), SITEVI (França - Montpellier) e EIMA 2012 (Italia - Bolonha).
• Reforçar a sua presença na web através da economia digital,
• Implementar um sistema de gestão da qualidade para a produção baseado na ISO 9001/2015
• Com base neste investimento a Empresa espera obter um Volume de Negócio no pós-projeto (2018) de EUR 2.942.057,59.
O presente projecto de investimento consistiu num Plano de Internacionalização em que estavam previstas realizar diversas ações para que a STAGRIC proseguisse de forma sustentada o seu processo de internacionalização.
A Ações previstas a realizar eram:
a) Participação em Feiras/Exposições a decorrer em mercados externos. As feiras que a STAGRIC pretendia participar eram: FIMA (Espanha), SITEVI (França) e EIMA (Italia) -> Todas as participações em Feiras Internacionais previstas, foram realizadas;
b) Elaboração de um Plano de Marketing -> Em função da evolução do projecto, não se considerou prioritário a elaboração de um novo Plano de Marketing;
c) Ações de promoção internacional da marca STAGRIC através da aposta em outdoors localizados em espaços públicos em ambiente de Feiras/Exposições a decorrer em mercados internacionais, publicações em revistas estrangeiras da especialidade (Espanha e Itália) - > Ao longo da execução deste projecto, foram realizadas diversas ações de promoção internacional;
d) Ações de prospeção e captação de novos clientes através da contratação de serviços de consultoria especializados para prospeção e captação de novos clientes em mercados internacionais e de viagens de prospeção de mercado. Os mercados identificados como grande potencial de negócio são onde irão decorrer as ações de prospeção de mercado:
França, Espanha, Itália, Chile, Peru, Colômbia, Brasil e Àfrica do Sul -> Ao longo da execução deste projecto, foram realizadas diversas diversas ações de prospeção e captação de novos clientes;
e) O projeto contemplava a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado pela ISO 9001, de forma a introduzir um novo método organizacional nas praticas comerciais e relações externas, este novo sistema iria permitir a incorporação de melhorias significativas nos seus métodos de trabalho e organização, com repercussões positivas ao nível da motivação, produtividade, qualidade, custo -> a empresa implementou um Sistema de Gestão da Qualidade Certificado pela ISO 9001;
f) O projeto contemplava processos de auditorias e homologações específicas, pré-requisitos fundamentais para a
empresa puder atuar em alguns mercados externos específicos - > A maioria destes processos foram executados;
De forma global, a linhas gerais do projecto foram executadas, apesar da sua taxa de execução ser de 67,82%. A principal razão para este valor da taxa de execução do projecto tem a haver com a não realização de um novo plano de marketing e da não realização de diversas viagens de prospecção de mercado que estavam previstas, pelo facto de em função dos diversos contactos estabelecidos nas diversas feiras, a empresa considerar desnecessário a realização destas viagens.
Assim, com um aumento do valor absoluto de faturação para os mercados externos de 705.283,61 € para 1.478.146,91 € (aumento de cerca de 110%) e passar de 7 mercados de exportação para 8 mercados de exportação, podemos concluir que, de forma global, a linhas gerais do projecto foram executadas e os objectivos estratégicos foram alcançados.
Designação do Projeto: STAGRIC - UMA MARCA GLOBAL NO SECTOR AGRÍCOLA
Código do Projeto: CENTRO-02-0752-FEDER-041986
Objetivo Principal: Apostar na Internacionalização e reforçar a posição em Mercados Externos
Região de Intervenção: Europa, América do Norte, América Central , América do Sul, África e Oceânia
Entidade Beneficiária: Stagric, Lda.
Data de Aprovação: 2019-04-10
Data de Início: 2018-11-16
Data de Conclusão: 2021-11-15
Custo Total Elegível: 204.150,00 €
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 91.867,50 €
Apoio Financeiro Público Nacional / Regional: Não se aplica
Objetivos Estratégicos:
• Explorar diariamente novas ideias e soluções, suportadas por processos tecnologicamente avançados que contribuam para o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado;
• Reforçar o seu volume de negócios internacional nos 65,00% do volume de negócios total (2022), participando em feiras internacionais e viagens de prospecção, promovendo internacionalmente a sua marca própria,
• Aumentar a sua capacidade de produção através de novos processos de fabrico mais rápidos e eficientes, mantendo a qualidade dos seus produtos,
• Implementar um sistema de gestão da qualidade para a produção baseado na ISO 9001/2015
• Reforçar a sua presença na web através da economia digital, implementar um sistema de gestão da qualidade específico para as relações comerciais certificado pela ISO 9001/2015 e implementar um sistema CRM (Customer Relationship Management) de forma a melhorar o relacionamento com os seus clientes, melhorando a performance e resultados da Empresa.
• Com base neste investimento a Empresa espera obter um Volume de Negócio Internacional no pós-projeto de EUR 2.570.000,00.
No âmbito do sistema de incentivos à internacionalização de PME, a STAGRIC, LDA. está desenvolver um projeto individual com o Nº41986, Código da Operação: CENTRO-02-0752-FEDER-041986, estando previsto um investimento na ordem dos 204.150,00 €, dos quais 91.867,50 € seriam financiados por fundos comunitários sob a forma de incentivo não reembolsável.
Este projeto, a executar até 31 Março de 2021, é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Relativamente à sua atividade comercial, a STAGRIC, LDA. exporta atualmente para 10 mercados internacionais, nomeadamente: Espanha, França, Áustria, Itália, Alemanha, Moldávia, Chile, Colômbia, Nova Zelândia e África do Sul, projetando com o presente projeto de investimento entrar em 7 novos mercados, designadamente: Estados Unidos, México, Brasil, Peru, Argentina, Marrocos e Argélia.
A nível dos seus principais clientes, a STAGRIC, LDA. apresenta os mercados português, espanhol e chileno como principais consumidores dos seus produtos. Torna-se relevante mencionar que o Volume de Negócios Internacional, no pré-projeto, se encontra na ordem dos EUR 1.206.571,69, face a um Volume de Negócios Total de EUR 3.545.147,40.
Este projeto individual de internacionalização tem como grandes objetivos estratégicos explorar diariamente novas ideias e soluções, suportadas por processos tecnologicamente avançados que contribuam para o desenvolvimento de produtos de valor acrescentado; reforçar o seu volume de negócios internacional nos 65,00% do volume de negócios total (2022), participando em feiras internacionais e viagens de prospecção, promovendo internacionalmente a sua marca própria; aumentar a sua capacidade de produção através de novos processos de fabrico mais rápidos e eficientes, mantendo a qualidade dos seus produtos; implementar um sistema de gestão da qualidade para a produção baseado na ISO 9001/2015; reforçar a sua presença na web através da economia digital, implementar um sistema de gestão da qualidade específico para as relações comerciais certificado pela ISO 9001/2015 e implementar um sistema CRM (Customer Relationship Management) de forma a melhorar o relacionamento com os seus clientes, melhorando a performance e resultados da Empresa. Com base neste investimento a Empresa espera obter um Volume de Negócio Internacional no pós-projeto de EUR 2.570.000,00.
Designação do Projeto: STAGRIC: CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Código do Projeto: 15290
Objetivo Principal: Promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral Região de Intervenção: Europa
Entidade Beneficiária: Stagric, Lda.
Data de Aprovação: 2018-04-24
Data de Início: 2018-01-01
Data de Conclusão: 2019-06-30
Custo Total Elegível: 204.133,88 €
Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 61.240,16 €
Apoio Financeiro Público Nacional / Regional: Não se aplica
Objetivos Estratégicos:
• Implementação de métodos de produção inovadores, através de investimentos em novos equipamentos e ferramentas;
• Desenvolvimento de novas técnicas de produção;
• Melhoramento das instalações existentes;
• Participação ativa na inovação, na investigação e no desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos;
• Diversificação dos setores de atividade através de um plano estratégico de marketing que visa a prospeção;
• Participação em feiras no mercado externo;
No âmbito do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego - SI2E, a STAGRIC, LDA. está desenvolver um projeto individual com o Nº15290, Código da Operação: CENTRO-04-3827-FEDER-000346, a executar até 30 Julho de 2019, estando previsto um investimento na ordem dos 223.992,22 €, dos quais 61.240,16 € seriam financiados por fundos comunitários através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, sob a forma de incentivo não reembolsável. Este projeto tem como grande objetivo promover o emprego e apoiar a mobilidade laboral.
No âmbito do sistema de incentivos às empresas investimento qualificação e internacionalização PME a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria está a desenvolver o projeto conjunto IQ+ Empresas com o nº POCI-02-0853-FEDER-000012. Este projeto, a executar até Novembro de 2017, é financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informações Consulte a página do projeto em http://www.iqmaisempresas.pt/ .
O projeto conjunto IQ + Empresas é um projeto estruturado de intervenção num conjunto de PME e que potencia a partilha de experiências, conhecimento, resultados e boas práticas. Apresenta como principais objetivos: reforçar a competitividade de pequenas e médias empresas; reforçar as estratégias de negócio; incrementar as capacidades de inovação e possibilitar/ reforçar o acesso aos mercados digitais.
A Stagric, Lda., é uma das PME apoiadas no âmbito do projeto, tendo como investimentos e principais objetivos:
• Implementação e certificação do sistema de gestão da qualidade ISO 9001
• Implementação de Software de Sistemas de Gestão
• Adesão à Plataforma Tecnológica
• Acesso/Reforço a mercados digitais